sexta-feira, 27 de maio de 2011

As estatísticas mostram que um país que possui trabalhando não se desenvolve. O Brasil possui três milhões de crianças trabalhando, sendo que em São Paulo somam 210 mil crianças.
 Quanto mais cedo à criança trabalha, diminua a qualidade de vida e aumenta a mortalidade.
Mais cedo no trabalho, mais criança fora da escola!
Vamos ajudar a acabar com essa triste realidade! 


Segundo estimativas da secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, mais de18 mil pessoas em Santiago participaram das atividades do Dia do Desafio. Com isso, Santiago se destacou na competição internacional, disputando com a cidade de Maneiro, na Venezuela. Aguarda-se agora, a computação para definir quem venceu a disputa saudável: Santiago ou Maneiro.
Fonte: Novapauta

Dia da Africa



Todos os anos, o Dia da África constitui a ocasião de medir os progressos realizados na África, avaliar as suas dificuldades e refletir sobre as enormes potencialidades do continente.
Fonte: Onu

Dia da Solidariedade


Solidariedade é cidadania








A Escola Lucas Araújo comemorou o dia da solidariedade colaborando com livros e revistas para o Hospital e roupas para o presidio e também para o CAPS. Pois todos nós devemos nos ajudarmos. 

sábado, 21 de maio de 2011

Dia Internacional do preconceito Racial















No dia 21 de março de 1960, na cidade de Johanesburgo, capital da África do Sul, 20 mil negros protestava contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular.

No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a ONU – Organização das Nações Unidas – instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. 

O Artigo I da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial diz o seguinte:

"Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública" 

O racismo se apresenta, de forma velada ou não, contra judeus, árabes, mas sobretudo negros. No Brasil, onde os negros representam quase a metade da população, chegando a 80 milhões de pessoas, o racismo ainda é um tema delicado. 

Para Paulo Romeu Ramos, do Grupo Afro-Sul, as novas gerações já têm uma visão mais aberta em relação ao tema. “As pessoas mudaram, o que falta mudar são as tradições e as ações governamentais”, afirma Paulo. O Grupo Afro-Sul é uma ONG de Porto Alegre, que promove a cultura negra em todos os seus aspectos. 

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD – em seu relatório anual, "para conseguir romper o preconceito racial, o movimento negro brasileiro precisa criar alianças e falar para todo o país, inclusive para os brancos. Essa é a única maneira de mudar uma mentalidade forjada durante quase cinco séculos de discriminação”. 
Fonte: portoweb



Apresentação da musica

A professora Neusa propôs para nós fazer uma musica em homenagem as mães.



Janio, Natália e Clair: paródia Silêncio - Nx zero.
Eduarda, Aline, Carol e Maristela: música própria.
Bruna, Taciele, Mariana e Gabriela: música própria.

Caroline, Fernanda, Bárbara e Renata: paródia Amor Eterno - Jeito moleque.
 

sábado, 14 de maio de 2011

Após lermos o texto com nossos pais eles deveriam fazer um comentário sobre o texto:
Esse foi o comentário que minha mãe escreveu: O texto relata a ação dos pais que realmente amam seus filhos, pois quanto mais atenção dermos a nossos filhos teremos razão para nos orgulhar deles mais tarde, eles são nossos espelhos por isso devemos sempre dar o exemplo.

Texto mães más

“Um dia quando meus filhos forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os pais e mães, eu hei de dizer-lhes: Eu os amei o suficiente para ter perguntado aonde vão, com quem vão e a que hora regressarão”.
Eu os amei o suficiente para não ter ficado em silêncio e fazer com que vocês soubessem que aquele novo amigo não era boa companhia.
Eu os amei o suficiente para os fazer pagar as balas que tiraram dos supermercados ou revistas do jornaleiro, e os fazer dizer ao dono: “Nós pegamos isto ontem e queríamos pagar”.
Eu os amei o suficiente para ter ficado em pé, junto de vocês, duas horas, enquanto limpavam o seu quarto, tarefa que eu teria feito em 15 minutos.
Eu os amei o suficiente para deixá-los ver além do amor que eu sentia por vocês, o desapontamento e também as lágrimas dos meus olhos.
Eu os amei o suficiente para deixá-los assumir a responsabilidade das suas ações, mesmo quando as penalidades eram tão duras que me partiam o coração.
Mais do que tudo, eu os amei o suficiente para dizer-lhes NÃO, quando eu sabia que vocês poderiam me odiar por isso ( e em alguns momentos até odiaram).
Essas eram as mais difíceis batalhas de todas. Estou contente, venci... Porque no final vocês venceram também! E em qualquer dia, quando meus netos forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os pais e mães; quando eles lhes perguntarem se sua mãe era má, meus filhos vão lhe dizer:
“Sim, nossa mãe era má”. Era a mãe mais má do mundo...
As outras crianças comiam doces no café e nós só tínhamos que comer cereais, ovos, torradas.
As outras crianças bebiam refrigerante e comiam batatas fritas e sorvetes no almoço e nós tínhamos que comer arroz, feijão, carne, legumes e frutas. Mamãe tinha que saber quem eram nossos amigos e o que nós fazíamos com eles.
Insistia que lhe disséssemos com quem íamos sair, mesmo que demorássemos apenas uma hora ou menos. Ela insistia sempre conosco para que lhe disséssemos sempre a verdade e apenas a verdade.
E quando éramos adolescentes, ela conseguia até ler os nossos pensamentos. A nossa vida era mesmo chata!
Ela não deixava os nossos amigos tocarem a buzina para que saíssemos; tinham que subir, bater à porta, para ela os conhecer.
Enquanto todos podiam voltar tarde, tarde da noite com 12 anos, tivemos que esperar pelo menos 16 para chegar um pouco mais tarde, e aquela chata levantava para saber se a festa foi boa ( só para ver como estávamos ao voltar).
Por causa de nossa mãe, nós perdemos imensas experiências na adolescência.
Nenhum de nós esteve envolvido com drogas, em roubo, em atos de vandalismo, em violação de propriedade, nem fomos presos por nenhum crime. Por causa de nossa mãe, nós perdemos imensas experiências na adolescência.
Nenhum de nós esteve envolvido com drogas, em roubo, em atos de vandalismo, em violação de propriedade, nem fomos presos por nenhum crime.
FOI TUDO POR CAUSA DELA!
Agora que já somos adultos, honestos e educados, estamos fazendo o melhor para sermos “PAIS MAUS”, COMO MINHA MÃE FOI. Eu acho que este é um dos males do mundo de hoje: NÃO HÁ SUFICIENTES MÃES MÁS!

Acróstico que cada aluno fez para sua mãe esse é o meu:


Rica em felicidade.
Eterna para sempre.
Nunca vou esquecer.
Atitudes que teve para me proteger.
Terá sempre meu apoio.
Aconteça o que acontecer.
 Autor: Janio


domingo, 8 de maio de 2011

Fotos do chá do dia das mães turma 81º

Painel em homenagem as mães.

                                                                 Mesa




                                       

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Chá para as mães


Na sexta-feira dia 6, será realizado por os alunos da 8°série uma chá para as suas mães.
Cada aluno está entrando com cinco reais de onde será feita a compra dos frios e decoração. O chá e oferecido pela a escola todos os alunos já levaram os convites para suas mães.

Paineis

Foi criado painéis para que os pais dos alunos sejam mais presentes na escola.





Qual seu estilo de musica preferido?